ACADEMIA DE ARTES MARCIAIS FERNANDES

KARATÊ SHUBU-DÔ - AIKIDO - JIU JITSU

AIKIDO

 

BREVE HISTÓRICO DO AIKIDO

O Aikido é uma arte marcial japonesa, criada por Morihei Ueshiba (1883-1969). Pode ser traduzida como “Caminho da harmonia” ou “Caminho para harmonização com o Ki”, sendo o Ki um conceito abstrato para a “energia universal”.



"AIKIDO" na caligrafia do fundador

Desde jovem, Morihei se dedicou ao treino marcial, principalmente por ser fraco e adoentado – esperava conseguir fortalecer seu corpo por meio do treinamento marcial. Aos poucos mostrou muita habilidade em variados estilos de luta.



Morihei Ueshiba, fundador do Aikido, já em idade avançada.

 A principal influência técnica do Aikido foi a arte marcial Daitoryu Aikijujutsu. Seu mestre era Sogaku Takeda, um homem de baixa estatura mas de incrível poder marcial, sendo conhecido em todo Japão por ser praticamente invencível.



Sogaku Takeda, mestre do Daitoryu Aikijujutsu.


O desenvolvimento do Aikido também teve forte influência religiosa e filosófica do mestre Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto Kyo, que pregava a paz mundial.



Onisaburo Deguchi, líder da Oomoto Kyo

O nome AIKIDO foi utilizado pela primeira vez em 1942, quando a arte já era muito parecida com o que praticamos hoje. Após o falecimento de Morihei, em 1969, a liderança da arte tem sido repassada a seus descentes, sendo o atual Doshu (líder máximo da arte) seu bisneto Mitsuteru Ueshiba. A organização que regulamenta o Aikido mundialmente é a Aikikai, cuja sede se encontra em Tóquio-Japão e é chamada de Hombu Dojo.

 

ASPECTOS TÉCNICOS DO AIKIDO

Tecnicamente, o Aikido é uma arte marcial constituída de esquivas, torções, imobilizações, projeções e golpes traumáticos (atemi). Tendo suas origens no Daitoryu Aikijujutsu, os movimentos são em sua maioria baseados em cortes de espada.

 

Os movimentos são sempre treinados em duplas, podendo também haver ataques múltiplos e, em treinos mais avançados, múltiplos atacantes. Além de técnicas desarmadas, há o treino com espada de madeira (Aikiken) e bastão (Aikijo).

 

O treinamento em Aikido tem três objetivos básicos:
- Melhorar a saúde física e emocional de seus praticantes;
- Ser um método eficiente de defesa pessoal;
- Manter viva a tradição dos samurais, seu código de conduta e desejo de criar um mundo melhor.

 

Sensei Marcio Laurindo